Menu

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

A guerrilheira virtual

´Charge: Revista Veja

  

  Yoani Sánchez tornou-se forte símbolo na luta pela liberdade de expressão. Trata-se da única ativista que tem coragem de lutar contra o regime dos irmãos Castro e a favor da democracia, usando um blog – O Generación Y, fundado em 2007. Sua intenção era abrir uma revista impressa, mas devido às poucas condições ela optou pelo blog. Yoani, que faz trabalhos como jornalista, foi eleita pela revista Time como uma das cem pessoas mais influentes do mundo, pelo seu trabalho em um país sem liberdade de expressão.
  Por meio de seu blog, Yoani mostra-se uma jovem mulher de atitude e deixa claro sua oposição ao regime de seu país. Por meio de textos envolventes e descrevendo acontecimentos do cotidiano, a blogueira faz uma grande crítica ao governo de Havana e mostra que Cuba é, sim, um paraíso, porém um paraíso artificial.
  Depois de ter o visto negado 20 vezes pelo governo cubano, Yoani iniciou giro por mais de 10 países da América Latina e Europa. A blogueira foi vítima de várias repressões em seu país, também sofreu represálias no Brasil. Grupos de simpatizantes do regime cubano hostilizaram a visitante durante sua estada no país. Uma verdadeira violência ao direito de ir e vir.
  O que Yoani fala causa medo aos defensores cubanos. Por isso, até um dossiê contra a blogueira foi covardemente implantado entre os simpatizantes dos irmãos Castro no Brasil com a intenção de difamar Yoani. Cartazes padronizados, usados em todas as manifestações contra ela, diziam que a blogueira seria “agente da CIA” e muito mais.
  Yoani Sánchez convida aqueles que veem Cuba como um paraíso e um exemplo de igualdade social a conhecer de perto a terrível realidade de seu país, antes de criticá-la. A verdade é que ninguém apresenta provas de tudo o que a blogueira é acusada. E mesmo que todas as acusações fossem verdade, nada justifica a hostilização ocorrida aqui. Afinal, vivemos em uma democracia.
  A tentativa incessante de difamar a imagem de Sánchez só faz prejudicar o regime de Cuba. Afinal quem deve não teme, não é?
  Yoani Sánchez, que é perseguida pelos funcionários do governo cubano, luta por uma Cuba livre onde possa falar a verdade e expressar suas opiniões. Além disso, luta pelo fim do embargo dos Estados Unidos imposto ao seu país, para que todos vejam as falhas do governo cubano; por melhores condições de vida; pelos direitos humanos, e contra o desconhecimento dos cubanos por sempre cumprirem ordens sem saberem o porquê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário